Junho 2022

Prestígio do Rali Vinho da Madeira permite enfrentar novos desafios

A 63ª edição do Rali Vinho da Madeira, que marca o regresso à normalidade da organização do Club Sports da Madeira, mantém o esforço dos seus promotores na grande competitividade do evento. José Paulo Fontes, presidente da comissão organizadora, destacou “o prestígio da prova, que permite enfrentar novos desafios, nomeadamente o regresso ao Campeonato da Europa, mas tudo depende dos apoios. O rali, atualmente no FIA Iberian Rally Trophy, mantém-se como veículo promocional e importante montra para as marcas que o suportam”. O próximo Rali Vinho da Madeira será disputado em 17 classificativas entre os dias 4 e 6 de agosto. No primeiro dia de competição terão lugar o Qualifying, Shakedown e ainda o primeiro troço cronometrado, a sempre muito aplaudia Avenida do Mar, que regressa ao programa. A cerimónia de partida acontecerá na Praça do Povo, praça que também receberá a cerimónia de entrega de prémios. Já na sexta-feira, 5 de agosto, é feita ronda dupla por Campo de Golfe, com um percurso alterado, e Palheiro Ferreiro, que volta a incluir a evolução pelo emblemático Chão da Lagoa. À tarde será cumprida dupla passagem por Boaventura, agora com ida ao centro do Arco de São Jorge, e Cidade de Santana, cujo traçado não inclui alterações de monta. As secções voltam a ser intercaladas por parques de assistência, uma vez mais na Avenida Sá Carneiro. No sábado e último dia de prova, a caravana percorrerá em duas ocasiões as provas especiais de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Ponta do Pargo e Rosário. Os parques de partida e fechados terão como cenário o Largo do Município, no Funchal, na sequência da intenção em concentrar o rali no centro da cidade. Nesse sentido, também o centro operacional volta à Avenida Arriaga, agora nas instalações da Escola Profissional Atlântico.

Região e Club Sports Madeira assinam Protocolo de Cooperação

O objetivo da organização é voltar em breve ao mais alto nível do automobilismo europeu
Foi assinado hoje um Protocolo de desenvolvimento e de cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas, entre a Região Autónoma da Madeira e o Club Sports da Madeira, no valor de 345 mil euros. Na ocasião José Paulo Fontes, Presidente do Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira, afirmou que “este ano teremos o Rali Vinho da Madeira no seu esplendor com a Classificativa da Avenida do Mar e algumas PEC’s emblemáticas”.  José Paulo Fontes destacou o momento que vivemos, em que se está a refletir sobre o futuro dos ralis, especialmente no Campeonato da Europa e no Campeonato do Mundo. É importante situar o Rali Vinho da Madeira no contexto dos ralis internacionais.  “A imagem e o prestigio da prova mantem-se o que faz com que estejamos na linha da frente, para voltar em breve ao mais alto nível do automobilismo europeu. Eduardo Jesus, Secretario Regional de Turismo e Cultura, esteve presente na assinatura do protocolo e avançou que “o facto de termos o rali a voltar ao seu figurino inicial, obrigava a fazer com o que apoio correspondesse ao enorme investimento que é feito pelo Club Sports da Madeira” Para Eduardo Jesus “este não é apenas um apoio à prática desportiva, o automobilismo constitui um bom canal de comunicação da Madeira,  sendo importante para a divulgação da Região como destino turístico e para a indução económica.     

Assinatura Protocolo entre a Região e o Club Sports da Madeira

A Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira vem pelo presente, convidar o vosso meio de comunicação para a sessão de assinatura do Protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da animação turística, entre a Região Autónoma da Madeira e o Club Sports da Madeira, entidade organizadora do Rali Vinho da Madeira.  O evento decorrerá no próximo dia 28 de junho na sede do Club, na Avenida Arriaga nº 43, pelas 10h45m. O Rali Vinho da Madeira é um evento integrado no Calendário anual de promoção e animação turística, tendo contribuído para a divulgação do destino Madeira. 

Nota de Pesar

Ao tomar conhecimento do grave acidente de Mota, ocorrido na Ilha do Porto Santo e que vitimou, mortalmente, a jovem promessa dos ralis: Pedro Paixão, a Direção do Club Sports da Madeira e a Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira ainda em choque, com a triste notícia, manifestam o seu mais profundo pesar e colocam-se ao lado dos familiares, amigos e todos os adeptos dos ralis, neste momento de dor e profunda tristeza ao ver partir, de forma inesperada, um dos mais talentosos pilotos de ralis da atualidade, e a quem todos vaticinavam um futuro promissor e uma brilhante carreira.  Obrigado Pedro por tudo o que deste ao automobilismo regional. Vamos recordar sempre a forma calorosa, entusiástica e espetacular com que abordavas as curvas nos ralis. Vamos sentir a tua falta.  Direção do Club Sports da Madeira e a Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira